A Tech4Fight surgiu para mudar o mundo do desenvolvimento de atletas
MISSÃO
Nascida no Parque Tecnológico da UFRJ, a ideia da Tech4Fight surgiu com a experiência prática de mais que dez anos (13 anos) avaliando e acompanhando atletas com o foco em parâmetros biomecânicos. O objetivo da empresa é inovar a análise de desempenho e revolucionar os parâmetros e etapas utilizados no dia a dia dos atletas e comitês esportivos, se tornando referência na área.
Porquê isto é necessário?
Entendemos que os maiores empecilhos para a utilização da biomecânica no contexto prático da avaliação clínica (por fisioterapeutas, educadores físicos e médicos esportivos) são o alto custo dos equipamentos, a alta dificuldade de processar os dados (demandando por conhecimentos em programação, processamento de sinais, cálculos, etc.) coletados à luz da biomecânica, a extrema demora em gerar os resultados e a grande dificuldade em interpretá-los tendo em vista a aplicação prática. Sendo assim, como poderíamos saber se estes dados estão acima ou abaixo do esperado? Qual a probabilidade de um atleta obter resultados importantes na próxima competição ou de se lesionar? Um outro problema extremamente importante é a dificuldade de interpretar de forma conjunta e complementar, dados adquiridos por avaliações realizadas em diferentes áreas do conhecimento: fisiológico (eventualmente, bioquímico), antropométrico, biomecânico, tático e psicológico. Isto requer análises estatísticas complexas, demoradas e de conhecimento interdisciplinar.
Como pretendemos fazer isto?
1) Criando equipamentos e softwares de fácil manuseio, que faça avaliações de alto rigor científico, mas que crie relatórios personalizados imediatamente após as avaliações, de forma simples de ser entendida pelos atletas e profissionais envolvidos na avaliação.
2) A automatização do processamento e interpretação individualizada dos dados será feita por meio de algoritmos de processamento de alto nível, aliado à automatização das análises estatísticas com a utilização de inteligência artificial para interpretar estes dados, gerar relatórios e (quando [o algoritmo] estiver treinado para aquela equipe ou atleta) fazer predições de desempenho.
3) Forneceremos o serviço de gerenciamento de dados de atletas por meio de bancos de dados pois sabemos que em uma equipe com vários atletas (por exemplo: uma equipe de Voleibol), a quantidade de dados coletados ao longo de uma temporada poderá ser imensa, com grande probabilidade de se perder ou de se gastar imenso tempo procurando dados para o estudo personalizado do desempenho da equipe ou de seus atletas.